15 de junho de 2011


Pérolas



As pérolas possuem uma história de fascinação e riqueza. Antigamente, muito mais do que hoje, as pérolas eram consideradas tesouros com valor inestimável. Isto porque a produção de pérolas cultivadas começou apenas no início deste século, o que tornou a pérola muito mais acessível. Antes da criação das pérolas cultivadas, as pérolas naturais eram tão raras e tão caras que ficava reservada apenas para membros da nobreza e pessoas muito ricas. Existem registros de que no apogeu do império Romano, quando a febre de pérolas estava no auge, o general romano Vitellius financiou um exército militar vendendo apenas um dos brincos de pérola de sua mãe.As pérolas são produzidas por moluscos e raramente por caracóis e não é possível prever ou garantir o seu tempo de vida. Estima-se que elas possam alcançar de 100 a 150 anos.

As cores das pérolas podem ser rósea, argêntea, creme, dourada, verde, azul e negra.Existem vários tipos de pérolas desde de a mais tradicional, redonda, até as que se assemelham com um grão de arroz.Originam-se do resultado de uma reação contra corpos estranhos que penetram dentro da concha.

A pesca dos moluscos perlíferos é realizada por mergulhadores e somente um em cada trinta ou quarenta moluscos proporciona uma pérola.

Como sua produção é muito lenta, passaram a cultivá-las, introduzindo corpos estranhos nos moluscos, que mediante excreções de nácar, formam a pérola...As pérolas verdadeiras e artificiais possuem o mesmo aspecto, mas as cultivadas têm uma luminescência amarelada quando irradiadas com luz ultravioleta e esverdeada com os raios-X.

As pérolas cultivadas também vêm dos moluscos, mas com a intervenção dos humanos que introduzem substâncias nas conchas dos moluscos para a pérola crescer mais rápido.Pérolas artificiais são feitas pelo homem com materiais de baixo valor como o vidro, plástico e materiais orgânicos.O custo de um colar de pérolas depende da qualidade das suas pérolas. As pérolas de água salgada são mais caras do que as de água doce, que são cultivadas.

Segundo o folclore chinês, as pérolas são as lágrimas de um dragão. Na mitologia romana, são as lágrimas de Vênus.


Sou apaixonada por Pérolas, sempre tive fascínio e admiração por essas bolinhas que deixam uma mulher simplesmente encantadora.
As pérolas sempre dão um toque a qualquer peça que esteja usando. 
Desde o mais esporte até aquela roupa elegantérrima, está ai uma jóia difícil de errar.
Esses dias comprei no site da Talento uma pulseira em ouro branco com pérolas biwa e espinélio negro.


A famosa pulseirinha da Blogueira Thássia Naves.

Alguns Looks com pessoas usando pérolas:








Para me casar usei um brinco com pérolas feito especialmente para essa ocasião que como pra mim, acredito que seja especial pra todo mundo, e eu tenho algumas manias, e o brinco de casamento era uma delas, quero que seja uma jóia que eu possa um dia passar para alguém que eu ame muito, numa data tão especial como foi a minha.
Era um pequeno laço de brilhantes e caia um fio com 2 pérolas, e no meio delas uma pedra transparente ( ai gente não sei o nome ) para dar um toque leve.

Agora, sem considerar essa carinha de quem estava prestes a desabar no choro, esse é o brinco que usei.


Gostaram ???

Bjosss !!